O meu ouvido absoluto tem me prejudicado um pouco quando o assunto é analisar se a coisa está legal ou não. Faz um tempo já, mas ultimamente acho que tenho mais consciência, inclusive do porquê de nada estar "bom" quando ouço uma banda.
Não é só por ter uma certa exigência em relação à construção musical, acordes, arranjos e etc. É principalmente por ouvir uma constante desafinação, ou seja, as coisas sempre estão "quaaaaaaaaaaaase lá", mas não estão!
Ontem definitivamente tive a confirmação desse 'problema' no ensaio da Brexó. Algumas vozes "quase lá". O violão "quase lá". Evidente que ouço a minha voz também, "quase lá".
Mas algumas coisas estão bonitas e perfeitas também, e aí não dá para reclamar. hehe
Tenho uma capacidade absurda de me desligar do mundo exterior quando ouço música e dou o crédito disso ao estudo do piano que exigia e continua exigindo muita concentração. Como estou bem treinada nisso, a concentração vem rápido e me sinto imersa numa infinidade de sons que geralmente estão certos. Mas não 100%.
Lógico que quando se ouve um cd ou uma música no youtube as coisas estão bem arranjadinhas e afinadinhas, o problema é sempre ao vivo. Durante muito tempo, muito tempo mesmo, isso me desanimou. Desanimou ao ponto de realmente achar que não consigo chegar a lugar algum, porque quando existe a comparação - e sempre existe - tudo o que eu ouço de gravações ao vivo que fiz soam inferiores ao que eu gostaria de ouvir. Nada está bom para colocar no face, nada está bom para pôr no youtube, nada serve de cartão de visita e mesmo assim, meio a contragosto, tem muitas coisas que acabo deixando públicas, mesmo tendo que ouvir uma coisinha errada aqui ou ali. Se eu for seguir realmente meu nível de exigência, nunca vou estar satisfeita, então...
E a consciência que sempre vou ouvir algo que está "quase lá" me dá uma sensação estranha.
No youtube, às vezes, procuro por corais com vozes em uníssono e quando estão corretas eu sinto um alívio tão grande! Me acalma! Tá, está parecendo paranóia isso, eu sei. Convivendo com as aulas de violino na sala em frente à minha, tenho percebido o quanto desejo sair do prédio (rsrsrs...) nesses dias. Geralmente saio mais cedo mesmo, mas só agora observei a real da coisa. O som não afinado totalmente me incomoda, me deixa tensa.
Eu não estava notando que o problema era esse. Mas de repente caiu a ficha, o porquê invento qualquer coisa pra fazer fora do prédio nesses dias.
Hoje estou aqui, Guri rolando, eu com fones de ouvido, rs.
Hoje estou aqui, Guri rolando, eu com fones de ouvido, rs.
Chatinha né. Mas é uma realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário